Atualmente existem várias plataformas CMS disponíveis para quem trabalha com o desenvolvimento web. Porém, o WordPress ainda está disparado como a primeira colocada da lista.

Apesar de ser ameaçado quando se trata de outros tipos site, por conta da sua simplicidade e facilidade de utilização, este CMS é o favorito para os blogs por oferecer um sistema de gerenciamento completo que está sempre sendo atualizado e otimizado.

– Confira: Joomla ou WordPress: Qual é a melhor plataforma? 

Outro ponto forte do WordPress é a grande disponibilidade de plugins, são mais de 45 mil disponíveis, atendendo as mais diferentes funções e necessidades que um blog/site possa vir a ter.

E, falando em blogs, podemos encontrar inclusive opções que contribuem diretamente para a visibilidade do conteúdo postado através da otimização do SEO. No momento, o plugin mais completo em relação a essa técnica é conhecido como Yoast SEO.

Foi pensando no quanto essa ferramenta é essencial para blogs empresariais e para o marketing de conteúdo que a Abrigo Virtual preparou este artigo exclusivo. Mas antes, vamos relembrar um pouco a respeito dessa técnica.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou SEO, como é conhecido popularmente, é um conjunto de procedimentos que são realizados com o objetivo de otimizar o desempenho de determinado site ou página nos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, o SEO faz com que o conteúdo que você produz seja mais facilmente encontrado no Google. Quando um usuário pesquisar a respeito de determinado assunto, caso a otimização SEO seja bem realizada, o site será encontrado nas primeiras posições.

Essa técnica é composta por vários itens, como: a relevância do conteúdo, a legibilidade do texto, a pesquisa de palavras-chave relevantes, entre outros pontos.

Nesse sentido, a busca por palavra-chave pode ser considerada a mais importante de todas, pois ela se constitui basicamente para descobrir a maneira que os usuários costumam a pesquisar por determinado assunto do Google e, a partir disso, desenvolver conteúdos para os mesmos.

Tendo em vista administrar todas essas medidas, existem algumas ferramentas a serem utilizadas. É nesse contexto que o Yoast SEO entra, com mais de 180 milhões de downloads desde o seu lançamento em 2008 e, atualmente, ativo para  cerca de 5 milhões de usuários.

O que exatamente o Yoast SEO faz? 

Antigamente conhecido como WordPress SEO, essa plataforma tem como objetivo auxiliar e demonstrar métricas que podem ser utilizadas dentro de cada texto publicado para que o mesmo se adeque ao SEO.

Tanto na leitura do texto quanto no posicionamento e utilização de cada palavra-chave, ele identifica problemas e sugere a maneira que elas podem ser melhoradas.

Porém, uma coisa importante de se frisar é que o Yoast SEO não prejudica o posicionamento do seu conteúdo pelo fato do mesmo não estar nos padrões indicados. Ele também não otimiza seu conteúdo pelo fato de estar instalado.

Existem algumas pessoas que, por falta de conhecimento, acabam ficando com um pé atrás na hora de utilizar o Yoast SEO. Contudo, devemos sempre lembrar que ele funciona como uma espécie de consultoria, que não afeta diretamente o desempenho da sua página.

Outro ponto a ser lembrado é que ele está baseado em boas práticas e não em regras, ou seja, as indicações que o mesmo fizer não serão necessariamente punidas pelo Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

Ao final de cada texto posicionado para a publicação, o Yoast SEO emite uma espécie de relatório citando cada item que ele julga estar de acordo com as práticas do SEO e as possíveis mudanças que podem ocorrer.

A partir dessas dicas cabe ao editor utilizar as modificações que o mesmo julgar adequadas para a publicação.

Algumas das funções do Yoast SEO

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Snippet: essa função disponibiliza a edição facilitada das meta descrições e títulos que aparecem no             Google quando sua postagem é encontrada, além de disponibilizar um preview da mesma;

Open Graph: através desse recurso você pode adicionar metadados das redes sociais que permitem o compartilhamento direto do link para que o conteúdo fique mais fácil de ser compreendido pelos usuários das mesmas;

Focus Keyword: permite escolher qual palavra chave está em foco para que o Yoast SEO possa definir as medidas a serem tomadas;

Content Analysis: emite os itens que estão ok em seu conteúdo e quais as possíveis mudanças a serem feitas com seus respectivos graus de prioridade.

Concluindo

Esses são apenas alguns recursos do dessa ferramenta que pode ser utilizada para otimizar o seu conteúdo, confiram outros plugins como esse:

7 plugins para WordPress que são relevantes para o seu blog.

Gostou deste conteúdo? Você pode encontrar mais informações úteis como essa no Blog da Abrigo Virtual.

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