Em 1994, a empresa Netscape lançou o mundialmente conhecido Secure Sockets Layer (SSL), que foi posteriormente adotado como o protocolo de segurança mais utilizado ao redor do mundo: o certificado digital ssl.
Hoje, praticamente todos os navegadores emitem para o usuário o status de segurança de cada site através do certificado digital ssl, fornecendo, assim, informações para que o mesmo saiba se o endereço é confiável ou não.
Assim, o certificado digital visa principalmente fornecer privacidade e integridade de dados entre dois ou mais aplicativos de computador que se comunicam.
Mas o que, de fato, é o certificado digital ssl?
O ssl é uma tecnologia que funciona criando um canal criptografado entre um servidor web e o navegador utilizado para acessar determinado site, deixando, assim, todos os dados transmitidos nesse canal seguros.
Quando um site está conectado na web através de um servidor ssl, ele automaticamente pedirá um certificado que é emitido por uma Autoridade Certificadora.
Essa autoridade, por sua vez, fará uma análise para saber se os dados de algum site não estão devidamente criptografados e podem vir a ser encontrados por hackers.
Como isso ocorre na prática?
Para o usuário isso funciona assim: quando ele entra em um site, automaticamente o browser utilizado irá procurar o certificado digital ssl, que garante e autentica a identidade do site.
Caso o endereço não possua esse certificado, uma notificação de tela irá aparecer e o usuário decidirá fechar a pagina ou continuar navegando por conta. Caso tudo esteja correto, em navegadores como o Google, um indicador será colocado a vista do usuário.
Para o dono do site, a importância de possuir um certificado digital ssl atualizado é de passar confiança ao seu usuário. Em sites empresariais isso é ainda mais crucial, pois, muitas vezes, se utiliza dados bancários dos clientes.
Ter certeza de que sua compra ocorre de forma segura é um fator decisivo para muitos. Um e-commerce, por exemplo, deve estar pronto para resolver qualquer preocupação do cliente.
Outra vantagem é poder saber se o cliente que está se conectando é real ou é outra pessoa se passando por alguém que possui acesso restrito. Assim, além do seu objetivo inicial, existem muitos benefícios indiretos que possuir um certificado digital ssl traz para um negócio.
Posicionamento SEO
Dentro do algoritmo de pesquisa, o Google prioriza os sites que possuem um certificado digital ssl atualizado. Ou seja, se o seu site estiver seguro, ele será ranqueado mais facilmente.
Portanto, se a sua empresa está investindo em técnicas de SEO, é crucial que o time esteja atento para a segurança do site. Todo o trabalho pode ser prejudicado por conta de um certificado desatualizado.
Conclusão
Possuir um certificado digital ssl é de suma importância para qualquer site empresarial. Seja institucional ou e-commerce, a segurança deve ser garantida tanto para os usuários quanto para os gestores.
Passar confiança para o cliente e conservar uma imagem de marca é essencial para gerar bons resultados online, por isso, o ideal é estar atento a todas as exigências possíveis.
– Confira: Dicas de segurança para sites.
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