Medidas de segurança para sites atualmente são indiscutivelmente necessárias para qualquer endereço corporativo na web ou e-commerce.
O cybercrime é algo real e que aflige inúmeras pessoas em empresas no mundo da internet, podendo não só causar prejuízo financeiro para clientes e corporações, mas também pode causar fortes danos à imagem de uma marca.
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É fácil de entender que sites conhecidos pela falta de segurança perdem toda a credibilidade com os clientes pois, obviamente, ninguém quer correr um risco desses. Além disso, mecanismos como o Google dão preferência aos sites seguros em suas buscas.
Isso é um problema grave de visibilidade dentro da web, pois torna um produto ou serviço cada vez mais difícil de ser encontrado. Uma invasão precisa de pouquíssimas coisas para ocorrer, basta uma pessoa mal-intencionada e alguma vulnerabilidade dentro do sistema.
Esse tipo de problema pode ser evitado com algumas medidas que proporcionam a segurança para sites, por isso, separamos três dicas para empresas que necessitam dessa solução.
1 – Planejamento de segurança:
Ao montar um site, uma etapa necessária é a avaliação de alguns itens. Primeiramente, é preciso verificar toda a estruturação de seu site, que tipo de site é, se é possível estar logado, possui compras online, entre outras.
– Confira: 4 dicas para se atentar na hospedagem de sites.
Com toda a estrutura em mente, se torna possível começar um breve levantamento de riscos, mas nada muito afundo, apenas algumas noções que podem ser realizadas por quem está montando o planejamento.
Assim, considerar possíveis motivos para invasores, problemas em compras, como isso afetaria o andamento do site e da empresa, são alguns pontos que devem ser averiguados.
Todas essas análises e considerações servem para o desenvolvimento de regras e práticas de proteção, que servirão como diretrizes para aqueles que tiverem acesso ou trabalharem nesse site ao longo de sua vida útil.
Portanto, essa primeira etapa funciona como uma compreensão estrutural da segurança para sites e entendimento da realidade da empresa, possibilitando e facilitando futuras tomadas de decisões.
2 – Criptografia e certificação:
Existem sistemas que podem ser utilizados para criptografar dados e um site. Ou seja, esses sistemas modificam de forma aleatória determinados códigos com o objetivo de impossibilitar a visualização e modificação dos dados de um site por pessoas não autorizadas.
Com esse sistema funcionando de maneira correta, um certificado online é emitido, e, assim, todo cliente visitante do site pode se sentir seguro, pois eles são a garantia de que suas informações estão bem protegidas.
Esses certificados de segurança para sites aparecem nos navegadores, ao lado endereço do site, e também são a garantia de um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
O Secure Socket Layer, ou apenas SSL, é um dos serviços de segurança para sites mais conhecidos e pode ser facilmente aplicado para inúmeros perfis de negócio.
3 – Testes de segurança:
Além da constante atualização dos certificados, é importantíssimo que sejam realizados testes periódicos.
Esses testes podem ser realizados de maneira automatizada ou manual e servem para averiguar se as medidas tomadas estão realmente funcionando. Um teste automatizado muito famoso é a blindagem de sites, que ocorre semanalmente e possui um certificado próprio.
Também existem testes manuais que consistem em simular uma tentativa de invasão e é muito importante na hora de identificar as brechas do sistema e corrigi-las antes que algo pior ocorra.
4 – Fornecedor de segurança:
Um bom fornecedor é a principal garantia de todo o processo, é importante sempre procurar empresas de alta credibilidade para cuidarem dessa parte.
Assim, um fornecedor experiente é sinônimo de tranquilidade na hora de administrar um site.
Vantagens
Investir em segurança para sites é fundamental para a maioria dos negócios da atualidade.
Uma empresa que possui um site confiável tem credibilidade entre seus atuais, e futuros clientes, dando a eles segurança na compra.
Essa credibilidade contribui também para a visualização nos mecanismos de busca; aumenta a possibilidade de integração com operadoras de cartão, disponibilizando mais meios de pagamento; e contribui positivamente para a imagem da marca.
Agora que você já tem essas dicas é hora de colocá-las em prática! Alguma dúvida? Deixe nos comentários.