Atualmente, o WordPress é o CMS mais utilizado para blogs. Devido a sua facilidade e simplicidade de utilização, essa plataforma rapidamente se tornou a favorita dentre os escritores, editores e profissionais do Inbound Marketing ao redor do mundo.
O WordPress, então, funciona através de um painel interativo e prático. As suas ferramentas principais são muito intuitivas e isso contribui para um gerenciamento de sites e blogs cada vez mais otimizado, trabalho que antes só era possível para profissionais que possuíam conhecimento em programação.
No entanto, o fator que o WordPress mais se destaca de seus concorrente é a quantidade de plugins disponíveis. Atualmente, existem mais de 45 mil plugins para WordPress no mercado para as mais diversas funções e necessidades.
Para se ter uma ideia do quanto esse número é expressivo, a plataforma CMS que está em segundo lugar das mais utilizadas, o Joomla, possui um pouco mais de 7 mil extensões – ferramentas equivalentes aos plugins.
– Confira também: Joomla ou WordPress: qual é a melhor plataforma?
Isso dá uma vantagem de ferramentas absurda para WordPress, principalmente quando se trata da montagem de um blog de Inbound Marketing.
Mas o que são os plugins para WordPress?
Basicamente, os plugins são ferramentas adicionais do sistema de gerenciamento que acrescentam novas funções para o site em questão. Eles são a forma mais rápida de inserir uma funcionalidade a página, visto que são muito fáceis de serem instalados.
O plugins para WordPress excluem também a necessidade de alterar diretamente a linha de código da página, visto que eles são, em sua essência, um código pronto e inseridos de forma automática.
Como já citado, existem milhares de plugins disponíveis. Nesse sentido, eles podem ser gratuitos ou pagos e abrangem as mais diversas funções, desde as mais simples, como adicionar um espaço para comentários, até as mais complexas, como transformar o seu site em um e-commerce.
Portanto, quando se trata de blogs mais especificamente, é importante compreender os plugins para WordPress como ferramentas que vão contribuir tanto para a experiência do usuário, quanto para otimização do seu gerenciamento.
Assim, com tantas opções disponíveis, às vezes pode ser difícil encontrar todas as alternativas corretas. Pensando nisso, separamos neste post 7 plugins para WordPress relevantes para blog.
1 – WordPress Related Post
Sabe quando você está em um blog e logo que termina de ler uma postagem, ao lado ou a baixo dela, aparece uma lista de artigos do mesmo blog que são relacionados ao que você estava lendo antes?
É isso que esse plugin faz isso para você. Assim, indicar conteúdo relacionado, que seja de interesse do presente leitor, é uma ótima prática de incentivar a permanência do mesmo do blog.
2 – WordPress Popular Posts
Esse é parecido com o anterior, tanto no seu funcionamento quando no seu objetivo. Porém, ao invés de apresentar posts relacionados, ele mostra os mais populares do blog, aumentando a chance de permanência do leitor.
3 – Flare
A interação das redes sociais é algo essencial para o engajamento de qualquer blog. Logo, essa ferramenta disponibiliza uma opção prática para que o próprio usuário compartilhe o post com seus amigos. Esse tipo de prática, por sua vez, gera divulgação orgânica e proximidade com o público.
4 – W3 total Cache
Otimizando as configurações do seu blog, esse plugin deixa o seu funcionamento mais rápido. Isso contribui tanto para experiência do usuário quanto para o seu ranqueamento, visto que o algoritmo do Google tende a considerar melhor sites que não estão lentos.
5 – Yoast SEO
Esse plugin é essencial para quem quer se posicionar bem no Google. Ele auxilia e demonstra métricas a serem utilizadas em cada texto publicado dentro das técnicas de SEO. Tanto na leitura quanto nas palavras chaves utilizadas, o Yoast mostra as melhores opções de otimização para o ranqueamento de seu texto.
6 – SEO Friendly Images
Todos que compreendem a importância do SEO sabem que as imagens de uma página podem ser aliadas a essa técnica através da sua descrição. Nesse sentido, esse plugin para WordPress faz isso automaticamente para o editor.
7 – Google Analytics
Pesquisar a respeito do desempenho do seu blog e o engajamento do seu público é essencial para otimizar constantemente os seus resultados. Para isso, esse plugin apresenta métricas de assentos e interações, tudo isso dentro do painel do WordPress.
Este conteúdo foi útil para você?
Esses são apenas alguns dos mais de 40 mil plugins para WordPress. Quando se trata de um site, é sempre muito importante estudar quais serão as suas funcionalidades durante o seu planejamento, para que, assim, todas as necessidades sejam supridas.
Conteúdos como esse e muito mais você encontra no blog da Abrigo Virtual.