LGPD
O seu site está atendendo a nova legislação?
Você sabia que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, Lei 13.709/2018) está em vigor desde setembro de 2020? E que as empresas e organizações tem um período de até 18 meses para se adaptarem?
Criada para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão , a LGPD altera alguns artigos do Marco Civil da Internet e estabelece novas regras para empresas e órgãos públicos no que diz respeito ao tratamento da privacidade e segurança das informações de usuários e clientes.
O que diz a LGPD?
A LGPD veio para estabelecer regras explícitas sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais trazendo mais proteção e também penalidades para infração da lei.
A LGPD entende como “dados pessoais” qualquer informação que torne a pessoa física identificável como CPF, RG, telefone, e-mail.
E “tratamento de dados” é o processo de coleta, classificação, armazenamento e eliminação destas informações.
A LGPD surgiu justamente para regulamentar essas práticas de coleta e tratamento de dados que, muitas vezes, são feitas até mesmo sem o conhecimento do titular. A partir de agora, todos os usuários passam a ter o direito de saber como as organizações coletam, armazenam e utilizam seus dados pessoais.
O ponto central da nova lei é que nenhuma instituição pode utilizar os dados de nenhum cidadão sem o seu consentimento explícito. O texto também traz garantias para o usuário, que pode solicitar que seus dados sejam deletados, revogar um consentimento, transferir os dados para outro fornecedor de serviços, entre outras ações. E o tratamento dos dados deve ser feito levando em conta alguns quesitos, como finalidade e necessidade, que devem ser previamente acertados e informados ao cidadão.
Faça a adequação do seu site à LGPD
Para um diagnóstico entre em contato conosco e avaliaremos seu site e se as estratégias digitais estão alinhadas com a nova lei.
Conheça alguns benefícios!
- Primeiramente, trata-se de uma obrigação legal que deve ser respeitada;
- A melhora da reputação e imagem da empresa no mercado;
- O destaque em relação à concorrência;
- Mais credibilidade no mercado pela conscientização da proteção dos dados pessoais;
- O apreço por parte dos clientes e parceiros comerciais;
- O fortalecimento das relações comerciais em virtude da responsabilidade solidária, ao passo que a empresa poderá fechar mais contratos.